18 DE MAIO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

     O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e CRAS elaborou uma semana de atividades voltadas ao combate de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.        

     Para a Assistente Social, Simone Fernandes, o tema é delicado, porém muito importante. ”Todos os dias devemos trabalhar no combate do abuso da exploração sexual de nossas crianças e adolescentes. Entretanto, o dia 18 de maio é uma data dedicada a este assunto. A Secretaria de Assistência Social oferece a população o serviço de Proteção Social Especial o qual atuo como assistente social e a Graziélle Girardi como psicóloga, atendemos pessoas e famílias com seus direitos violados. Dentro destas demandas estão as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual”, esclarece.        

     A Psicóloga, Graziélle Girardi, fala da campanha. “Ações como esta do dia 18 de maio tem por objetivo fazer com que possamos pensar acerca da violência e dos prejuízos que isso causam na vida de uma criança/adolescente que muitas vezes acabam sendo julgadas pela sociedade e responsabilizadas pelo que aconteceu. Você já deve ter ouvido alguém falar sobre uma situação de violência sexual culpando a/o adolescente seja pela forma de se vestir ou por estar se insinuando, porém precisamos lembrar que existe um adulto/abusador nesta situação, que sabe o que está fazendo e estabelece uma relação de poder sobre esta criança e ou adolescente e que precisa ser responsabilizado por seus atos. É fundamental que a família ou a pessoa com que a criança e ou adolescente verbalizou a situação de violência acredite na fala dela, e busque os serviços que possam proteger e auxiliar neste momento”, lembra.        

     A programação da semana de proteção a criança e adolescente iniciará na próxima segunda-feira(16) e segue até sexta-feira(20) com a presença de diversos profissionais da área, além da Promotora de Justiça, Rafaela Denise da Silveira Beal.        

16 e 17 de Maio – Teatro da equipe do CRAS para estudantes em idade pré-escolar.      

18 de Maio – Contação de histórias com a Professora Rosemari Wangradt nos períodos matutino e vespertino, no salão da Comunidade Evangélica Luterana.      

20 de Maio – Teatro com o Grupo de Teatro Princesa do Vale nos períodos matutino, vespertino e noturno(aberto ao público) no salão da Comunidade Evangélica Luterana.